Documentário O FREVO: CONVERSAS LIVRES COM OS MESTRES

Documentário O FREVO: CONVERSAS LIVRES COM OS MESTRES

FREVO: CONVERSAS LIVRES COM OS MESTRES

Este documentário foi idealizado pelo produtor Nilo Otaviano na vivência intensa, ao longo dos últimos 8 anos, à frente da Orquestra Arruando. Através da qual teve a oportunidade de conhecer centenas de pessoas que militam na cultura pernambucana, em especial no frevo. Vivência que lhe deu o privilégio de conhecer, de perto, histórias belíssimas de pessoas de importância enorme para a difusão, engrandecimento e valorização da maior manifestação artística e cultural de Pernambuco. Muitas das quais, permanecem desconhecidas, inclusive, de grande da comunidade do frevo.

Realizado por meio da Secult-PE, com recursos federais da Lei Aldir Blanc, trata-se de um documentário importante para os amantes do frevo e da cultura brasileira, em geral. Em especial, é farto material de partida para pesquisadores. Por meio dele, pode-se chegar a 12 visões diferentes – algumas vezes, conflitantes – do que foi, é e pode vir a ser o frevo; os caminhos que tomou, onde está e para onde pode ir; seus momentos mais gloriosos e as dificuldades em cada etapa.

Com roteiro assinado por Nilo Otaviano e por Lucas Fitipaldi, não se buscou consensos ou esgotamento de temas, mas, como o seu próprio título indica, apenas “conversas”; e, sobretudo, “livres”. Mais que ser conduzido por perguntas “fechadas”, cada entrevistado pôde, seguindo a sua própria vontade e na sua ótica, percorrer livremente o terreno da sua vivência no frevo. Daí, a única unanimidade existente é de que o frevo vive, pulsa e, como diz o lema do Maestro Formiga, abraçado pela maioria dos amantes do frevo, “O FREVO CONTINUA”.

Outro ponto: já na concepção do projeto, fugiu-se do conceito mais usual de mestre, quando se fala de frevo. Amplia-se a concepção de “mestre do frevo” para o pesquisador, o historiador, compositor, o passista, o coreógrafo, o professor e àquele que, por imenso amor e dedicação ao frevo, faz a sua difusão no rádio por mais de meio século. Todos, doutores “honoris causa” em frevo.

Apoio e Incentivo

Lei Aldir Blanc / Ministério do Turismo / Governo Federal

Secult-PE / Governo de Pernambuco

Teatro do Parque / Fundação de Cultura da Cidade do Recife

Paço do Frevo

Fotos

Clique na foto para ver as demais